
IMPORTANTE - LEIA COM ATENÇÃO
Não é um curso gravado, é uma mentoria real, pessoal e adaptada à sua necessidade. São 8 encontros ao vivo de 1 hora de duração (talvez um tantinho mais de necessário), em que vou analisar, adaptar as estratégias e dar as ferramentas para quem quer vender online.
Após a cada encontro será gerada uma lista de tarefas a serem executadas até a semana seguinte.
MÓDULO 1: Análise do negócio
O que vender?
Viabilidade e estratégia de produto: importação, revenda, marca própria e fabricação própria.
Por quanto vender?
Markup, margem, precificação em relação à venda direta na loja online em comparação com a venda em marketplaces.
Como está posicionada a concorrência?
Análise da concorrência: preços e posicionamento da concorrência
Para quem vender?
Definição de público-alvo e persona.
MÓDULO 2: Colocar em prática
Marca
Criação da identidade visual e registro da marca: escolha o nome da marca e faça o registo da marca no INPI ou EUIPO
Domínios
Registros de domínios .PT e .COM.PT e internacionais .EU , .COM e outras opções.
Códigos de barra
Compra dos EANs na GS1.pt. A importância dos códigos de barra para cadastro, controle logístico (incluindo marketplaces).
Plataforma
Escolha da plataforma, vantagens e desvantagens das plataformas SAAS como Shopify ou plataformas como Woocommerce que necessitam contratação de hospedagem.
Oferta
Cadastro de produtos, fotos, descrições, gatilhos mentais e uso de inteligência artificial
Gateways de pagamento
Análise das taxas, opções de integração com a plataforma escolhida, plugins e prazos de recebimento dos gateways como Eupago, Ifthenpay, Easypay, pagamentos parcelados, Cofydis, Klarna, etc
Escolher o sistema da faturação
Quais sistemas de faturação integram com a plataforma escolhida, faturação automática.
Logística e transportadoras
Pesquisa de preços, emissão automática de etiquetas de envio, embalagens
Funcionalidades avançadas e ferramentas
E-mail marketing, automação de marketing, abando de carrinhos, ferramentas de atendimento como chats e whatsapp, vitrines com inteligência artificial, afiliados e outras ferramentas.
Requisitos Legais
Assegurar que a sua loja online cumpre com as exigências legais, livro de reclamações, política de privacidade e armazenamento de dados.
Testes e lançamento
Testes prático e inauguração do site.
MÓDULO 3: Marketplaces
O que são Marketplaces?
Modelo de negócio, comissões, marketplaces genéricos e de nicho.
Em quais marketplaces posso vender Marketplaces?
Escolha entre centenas de Marketplaces. Quais vendem a categoria de produto escolhida, onde fazer o cadastro, quais documentos são necessário e outras exigências práticas e legais.
Campanhas de marketing dentro das plataformas
Campanhas de ADS, promoções, descontos, cupões de desconto.
Integração dos Marketplaces com a loja
O que é um hub de integração. Como controlar cadastro de produtos, preços, estoque, pedidos e logística de maneira integrada.
Contratação e configuração do HUB
Integrações e configurações essenciais dos marketplaces, faturação, logística e administração dos pedidos.
Fullfilment
Como usar o modelo de estocagem da Amazon e de outros marketplaces e o modelo de terceirização de logística para loja online.
BONUS – Amazon em detalhes
O que é e como funciona a Buybox. FBM e FBA, cadastro de produtos, restrições, códigos de barra, marca registrada, prime, loja da marca e ferramentas de análise da concorrência.
Módulo 4: Marketing e escala
Tráfego pago e canais de mídia
Quais plataformas de anúncio escolher. Googles Ads, Meta Ads, Tiktok Ads, Youtube Ads, remarketing, Google Shopping. Funil de vendas e como calcular o retorno sobre investimento (ROI) e a eficácia dos diferentes canais de tráfego pago. Quando contratar uma agência ou fazer campanhas internamente.
SEO
O que é SEO, otimização orgânica da loja online para pesquisas no Google e Youtube, metatags.
Redes sociais e conteúdo
Quais redes sociais usar e qual tipo de conteúdo é melhor para cada tipo de negócio ou produtos, impulsionamentos, construção da marca, relacionamentos e atendimento.
BONUS – Ferramentas
Ferramentas de agendamento de publicações, edição de vídeos e criação de conteúdo.