IMPORTANTE - LEIA COM ATENÇÃO

Não é um curso gravado, é uma mentoria real, pessoal e adaptada à sua necessidade. São 8 encontros ao vivo de 1 hora de duração (talvez um tantinho mais de necessário), em que vou analisar, adaptar as estratégias e dar as ferramentas para quem quer vender online.

Após a cada encontro será gerada uma lista de tarefas a serem executadas até a semana seguinte.

MÓDULO 1: Análise do negócio

 

O que vender?

Viabilidade e estratégia de produto: importação, revenda, marca própria e fabricação própria.

Por quanto vender?

Markup, margem, precificação em relação à venda direta na loja online em comparação com a venda em marketplaces.

Como está posicionada a concorrência?

Análise da concorrência: preços e posicionamento da concorrência

Para quem vender?

Definição de público-alvo e persona.

 

MÓDULO 2: Colocar em prática

 

 Marca

Criação da identidade visual e registro da marca: escolha o nome da marca e faça o registo da marca no INPI ou EUIPO

Domínios

Registros de domínios .PT e .COM.PT e internacionais .EU , .COM e outras opções.

Códigos de barra

Compra dos EANs na GS1.pt. A importância dos códigos de barra para cadastro, controle logístico (incluindo marketplaces).

Plataforma

Escolha da plataforma, vantagens e desvantagens das plataformas SAAS como Shopify ou plataformas como Woocommerce que necessitam contratação de hospedagem.

Oferta

Cadastro de produtos, fotos, descrições, gatilhos mentais e uso de inteligência artificial

Gateways de pagamento

Análise das taxas, opções de integração com a plataforma escolhida, plugins e prazos de recebimento dos gateways como Eupago, Ifthenpay, Easypay, pagamentos parcelados, Cofydis, Klarna, etc

 Escolher o sistema da faturação

Quais sistemas de faturação integram com a plataforma escolhida, faturação automática.

Logística e transportadoras

Pesquisa de preços, emissão automática de etiquetas de envio, embalagens

Funcionalidades avançadas e ferramentas

 E-mail marketing, automação de marketing, abando de carrinhos, ferramentas de atendimento como chats e whatsapp, vitrines com inteligência artificial, afiliados e outras ferramentas.

Requisitos Legais

Assegurar que a sua loja online cumpre com as exigências legais, livro de reclamações, política de privacidade e armazenamento de dados.

Testes e lançamento

Testes prático e inauguração do site.

 

MÓDULO 3: Marketplaces

 O que são Marketplaces?

Modelo de negócio, comissões, marketplaces genéricos e de nicho.

Em quais marketplaces posso vender Marketplaces?

Escolha entre centenas de Marketplaces. Quais vendem a categoria de produto escolhida, onde fazer o cadastro, quais documentos são necessário e outras exigências práticas e legais.

Campanhas de marketing dentro das plataformas

Campanhas de ADS, promoções, descontos, cupões de desconto.

Integração dos Marketplaces com a loja

O que é um hub de integração. Como controlar cadastro de produtos, preços, estoque, pedidos e logística de maneira integrada.

Contratação e configuração do HUB

Integrações e configurações essenciais dos marketplaces, faturação, logística e administração dos pedidos.

Fullfilment

Como usar o modelo de estocagem da Amazon e de outros marketplaces e o modelo de terceirização de logística para loja online.

BONUS – Amazon em detalhes

O que é e como funciona a Buybox. FBM e FBA, cadastro de produtos, restrições, códigos de barra, marca registrada, prime, loja da marca e ferramentas de análise da concorrência.

 

Módulo 4: Marketing e escala

Tráfego pago e canais de mídia

Quais plataformas de anúncio escolher. Googles Ads, Meta Ads, Tiktok Ads, Youtube Ads, remarketing, Google Shopping. Funil de vendas e como calcular o retorno sobre investimento (ROI) e a eficácia dos diferentes canais de tráfego pago. Quando contratar uma agência ou fazer campanhas internamente.

SEO

 O que é SEO, otimização orgânica da loja online para pesquisas no Google e Youtube, metatags.

Redes sociais e conteúdo

Quais redes sociais usar e qual tipo de conteúdo é melhor para cada tipo de negócio ou produtos, impulsionamentos, construção da marca, relacionamentos e atendimento.

BONUS – Ferramentas

Ferramentas de agendamento de publicações, edição de vídeos e criação de conteúdo.